Top 3 Músicas Pentecostais estranhas


Esses dias estava eu vendo um show de stand-up no Youtube, e uma coisa me chamou muito a atenção: o comediante, que eu não vou falar o nome, fez uma paródia relatando sobre as religiões.

Quando o tal se referiu aos evangélicos, ele afirmou que nós trocamos “X por CH”, e com isso ele quis dizer que nós somos burros. Fui analisar isso nas nossas músicas pra ver se essa piada tinha pelo menos uma gota de verdade. Me decepcionei, por que de fato tinha.

Claro, a piada não se referia apenas a música, mas, através da música a gente  nota até onde essas piadas são apenas piadas.

É Deus na vida dele (Vanilda Bordieri, Compositor- Agaílton Silva)

Que Agaílton é um compositor polêmico, disso ninguém tem a menor dúvida. Suas letras sempre tem frases estranhas, mas o povo acaba se esquecendo de analisar essas coisas. A canção “É Deus na vida dele” tem uma letra muito linda, até a cantora decidir falar que Ação e Reação é uma lei da química. #ProntoTravei. Acão e Reação  é a terceira lei de Newton, estudado na física. Erro gravíssimo que é sim capaz de acabar com a nossa reputação de crente inteligente.

Rastro de Unção (Rozeane Ribeiro)

A Ex-MK, Rozeane Ribeiro também falhou um pouco em uma das suas canções de maior sucesso no meio pentecostal. A música é muito boa, e faz jus ao sucesso que teve, mas a cantora deveria ter revisto seus conceitos antes de me falar que queria “imunição contra o pecado”. Gente, “imunição” não existe. É uma palavra que não deveria ter entrado na música, porque é uma palavra que não existe. E isso é motivo pra falar que nós evangélicos trocamos “X por CH”.

Chega (Rose Nascimento)


Dizem que Damares é rainha da música vingativa no Brasil, mas, esse tabu foi quebrado quando inventaram Valesca Popozuda e o “Beijin no Ombro”. Mas tem uma cantora que sempre fica de fora desse movimento, quando na verdade ela deveria ser a líder de tudo. A música “Chega” não tem erro de letra no que se refere a inteligência. Mas o verso “Aqueles que me zombam, Deus vai conservar em vida, para verem o que Deus fez na minha vida” é um desafio quando deveríamos “Amar ao próximo como a nós mesmos”. Pra que tanta vingança minha jovem. Mas em fim, não quero estragar ministério de ninguém, mas essa não é a única dela com esse tipo de temática. Triste, mas fazer o que?

Seria muito bom se a música gospel tivesse um "Controle de qualidade". Acho que seria a única forma de não ouvir mais tanta besteira e heresia. 

E você, compositor amador, leia e releia a sua composição, pois não faz o menor sentido escrever letra pro Deus de sabedoria, e não usar sabedoria. 

E no mais, só tenho a dizer: esperem a próxima postagem.

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Sempre achei essa musica estranha, Chega da Rose Nascimento, uma letra para se vingar dos irmão desconvertidos. kkkkk, e achei muita coincidência a Damares cantar ( faça depósito no Céu ) e ( Eu to pagando ) seria um incentivo ao dizimo, isso jamais descobriremos...kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Eu não vejo nada de mais em "Imunizado/ Imunição"... isso na língua portuguesa se chama neologismo. É quando o autor cria uma palavra para transmitir uma ideia. A palavra "espiritismo" surgiu de um neologismo. Já leu "Morte e vida Severina"? O que seria "severina"? um neologismo... Eu não acho que a música está estranha, pois todos entendem a mensagem da frase "imunição contra o pecado", se ninguém entendesse ai sim seria um problema... Ela cumpriu a função da mensagem que é chegar ao receptor e ser compreendida.

    Sobre a música da Vanilda, ai sim é um erro. Se fosse pra cada "transformação" há uma reação, ai poderia haver uma interpretação do sentido químico, mas do jeito que está a frase dá a entender que se referem a lei de Newton que é da física...

    Não gosto de músicas como aquela da Rose Nascimento, não precisamos "sambar na cara das inimigas" pra mostrar que Deus está conosco... O que ele reservou vai chegar e se ficarmos mais preocupados com o que vão ver ou pensar em vez de viver o Novo de Deus, então nunca receberemos e seremos crentes imaturos eternamente...

    A matéria é legal, mas não acho essas 3 músicas as mais estranhas... tem muitas outras como :

    * Ele escolheu os cravos - Fernanda Brum ("... a mão que segurou o martelo era a mão de Deus...", What?);
    *Labassurionderrá - Não sei quem canta mas é bizarra;
    *Quando Deus se cala - Voz da Verdade ("...Ele tarda mas não falha...");
    *Pode ser você - Elaine de Jesus ("... a roda gigante gira, uma hora está lá embaixo outra hora está lá em cima...");
    *Deus de Promessas - Toque no altar ("...és Deus de perto e não de longe...");
    e por ai vai...
    Tem um livro sobre este tema, chama "Erros que os adoradores devem evitar".

    Mas isto não é pretexto para generalizar e dizer que evangélicos são burros, as músicas do mundo são piores e se fizer uma análise gramatical damos de 10 a 0.
    É dever de todo cantor verificar a letra do que canta, principalmente se for sobre Deus que temos que dar o melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem que é um neologismo, porém, ela poderia ter trocado por "quero imunização". A mensagem foi entendida, mesmo à Tiringa!

      Excluir
  5. A letra da vanilda não está errada. Ela diz claramente "Na verdade isto tudo é um processo de transformação. E tem a ver com a lei da química: "Pra cada ação há uma reação"...".
    Ela está falando de reações químicas e não da 3ª lei de Newton da física. Todo processo químico que envolve a transformação ou mudança de estado possui uma reação correspondente. É isso que a letra afirma. Não está errada. São as pessoas que interpretam a letra de forma errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavra "LEI" faz toda diferença nessa frase.

      Excluir
    2. Nada a ver, na química isso é uma lei também. Toda transformação que ocorre tem uma reação química correspondente. Se você misturar, por exemplo, NaOH + HCl você vai obter NaCl + H2O. Houve uma transformação a partir de uma ação. É que o modo como a ideia foi passada na canção dá a entender que é a lei de Newton, mas não é. A letra se refere à química mesmo e está certa, mas no caso, faz uma metáfora para comparar a transformação em nossas vidas. Se você pegar um livro de química para ler vai ver que não está errada.

      Excluir
    3. Você está equivocadíssimo. Quando misturamos uma solução aquosa de cloreto de potássio (KCl) com uma solução aquosa de cloreto de cálcio (CaCl2), por exemplo, estamos realizando uma mistura de soluções de solutos diferentes SEM REAÇÃO química pelo fato de ambos os sais apresentarem o mesmo ânion: o cloreto.

      NÃO EXISTE essa lei na química.

      Excluir
  6. sempre falei e achei que a rose nascimento sempre tras muito hino de vingança
    por isso n~~ao compro os dcs dela e nem faço questão de escutar
    seus louvores antigos sao lindos mais esses mais atuais bota vingança nisso mais ainda dq a Damares.

    ResponderExcluir

Blog de respeito, aceito todos os comentários. Seja moderado em suas palavras, se não concordar, simplesmente deixe o seu ponto de vista! Obrigado.

Tecnologia do Blogger.