ANÁLISE - Léa Mendonça - Autoridade e Unção

Maturidade e experiência podem ser adquiridas com o passar dos anos... Mas unção, apenas Deus pode derramar. Completando 30 anos de ministério, a cantora Léa Mendonça lança seu nono álbum inédito pela MK Music: AUTORIDADE E UNÇÃO. Os anos de estrada geraram provações, lágrimas, vitórias, sorrisos, marcas... E foram transformadas em canções para edificarem outras vidas. Outra novidade: pela primeira vez a cantora trabalhou com Kleyton Martins e Silvinho Santos como produtores musicais. Ao todo, AUTORIDADE E UNÇÃO apresenta 12 faixas assinadas por Léa Mendonça, Junior Maciel, Josias Teixeira, Lenno Maia, Flávia Afonso, Josué Teodoro, e Anderson Freire (4 músicas).
Só pelo nome das canções podemos ver que Léa se preocupou e muito em cantar canções para corações aflitos, corações chorosos e feridos.

Vamos conferir.


01 - DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO

Com letra de Anderson Freire a cantora abre muito bem obrigado o Cd, essa também é a música escolhida como o carro chefe. E a muito tempo não via uma sacada tão boa e uma escolha tecnicamente perfeita, pois é através da canção de trabalho que muitos passam a querer conhecer o projeto, então nada melhor do que algo grudento de melodia e letra bonita além de mensagem direta. A música é uma aula bíblica, uma história cantada.
 
02 - GUERRA FRIA

O bom de Léa é que suas canções são diretas, não precisa ter mestrado em filosofia pra poder entender as letras (se é que me entendem), e essa é a prova disso, infelizmente essa é a realidade de muitos, a história cantada de muitas pessoas. Traição é o foco da canção, bela letra de restituição e perdão. Quem está passando ou passou por alguma situação do gênero impossível não se emocionar.

03 - AUTORIDADE E UNÇÃO

Chegamos na música que deu título ao Cd, todos já esperam algo pelo menos bacana já que entre tantas foi a escolhida para nomear o projeto. E de fato a música é boa, a letra trás uma profecia forte sobre as contendas, e laços do inimigo.

04 - ILHA DA INTIMIDADE (part.Anderson Freire)

Com letra do próprio cantor, a participação de Freire (já batida) ficou boa sim, mas não foi isso que deixou a canção perfeita,  a letra é muito boa, a canção é linda. Fala, com muita poesia, de um relacionamento sincero e profundo com o Senhor e  fica ainda melhor no refrão final, uma pegada mais gostosa, com presença marcante do backing. Uma canção gostosa, pra ouvir de olhos fechados e voar para os braços do Pai.



05 - MULHER DE DEUS

"Azirmãs" do circulo de oração agradecem por esse louvor. "Mexer com homem de Deus é problema, com mulher de Deus é problemão"  Se fechar os olhos parece ver a tia Léa sorrindo durante a interpretação dessa canção.

06 - NÃO FOI VOCÊ QUE ERROU

Estamos diante da canção que provavelmente vai arrancar lágrimas de muitas mães, e mais uma vez uma letra direta, uma cura de esperança cantada. Que perfeição, que delicadeza, que cuidado.

"Deixa ir, se você falou e ele não quis ouvir
Deixa ir, se você disse fica e ele quis partir
Fazer o que? Deixa Deus agir
Seu filho restaurado vai voltar
Não foi você quem errou
Não precisa se culpar"

07 - FOGO DO CÉU

Essa é aquela canção que sempre pulo independente da cantora, mas quem gosta de um forrozinho santo, ouça e vai perceber que é igual a todas outras.

08 - QUARTO DA ESPERA

Raquel Mendonça, filha da cantora, faz um emocionante dueto com a mãe. Não é a primeira vez que elas cantam juntas - a outra foi no DVD Recordações. Sobre a canção mais uma vez trouxe aquela música de força espiritual, suave e de melodia delicada, encaixou perfeitamente na voz suave de sua herdeira.

09 - VAI DAR CERTO

Gente, que canção é essa? Que profecia, que ritmo gostoso, que vontade de chorar. Sem palavras.



10 - DEUS ACREDITOU EM MIM

Mais uma que vai consolar muitas vidas, para os de estima baixo, que não se sente importante para Deus, ouçam, confiem e esperem em Deus. Porém não é a melhor do disco, a melodia ficou um pouco cansativa, mas isso não tirou o foco da letra.

11 - EXCELÊNCIA DE ADORADOR

Essa é a primeira canção do disco que tia Léa canta em primeira pessoa, a letra fala de adoração, de ser fiel a Deus, não há na da de especial nela, mas não se perdeu, carregou a mensagem do disco.

12 - ETERNAMENTE SUA.

Quem pensou que seria uma música romântica o/ se enganou. Se formos olhar para a temática do Cd, Léa fecha o disco perfeitamente, pois muitos foram resgatados de acordo com o que a cantora transmite nessa canção, é boa, a letra é firme, e nos conta o porque não devemos abandonar a Jesus, mais uma vez foi cantada em primeira pessoa.

CONCLUSÃO 

Léa trouxe um Cd que a muito tempo não ouvia, um Cd para os corações aflitos. Não conhecia a fundo o ministério da cantora e confesso que me emocionei de inicio ao fim. Não vemos canções de arrebatamento, de fogo, nem gritos ungidos e demonstração de potência vocal, mas isso não tirou o brilho do projeto que foi fiel aparentemente ao objetivo do disco, do início ao fim. Impossível não se emocionar. Léa foi delicada desde a escolha do repertório á sua interpretação.

Vale muito, super muito ouvir.


Destaque:
 DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO - GUERRA FRIA - ILHA DA INTIMIDADE - NÃO FOI VOCÊ QUE ERROU - - VAI DAR CERTO

8 comentários:

  1. Com certeza vou comprar esse Cd, já ouvi ele e posso dizer que com certeza ele tá lindo. A música Guerra Fria é também bastante grudenta, rs. Pra mim as melhores são Deus não faz acepção, Guerra fria, Autoridade e unção, Mulher de Deus, Não foi você quem errou, Vai dar certo, Deus Acreditou em mim e Eternamente Sua.

    ResponderExcluir
  2. Me deu até vontade de ouvir o Cd depois dessa análise.

    ResponderExcluir
  3. ...não vemos.......gritos ungidos e demonstração de potencia vocal...kkkkkkkkkkkkkkkkkk MORRI

    ResponderExcluir
  4. A música "Eternamente Sua" é uma regravação da própria Léa. Esta canção foi título do primeiro disco dela pela MK. Uma música linda!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Um dos melhores do ano.Destaques:Guerra fria,Autoridade e unção,Fogo do céu e Eternamente Sua.P.s.:não gostei do single.

    ResponderExcluir
  6. Depois dessa analise comprei 2 cds (um pra mim e um pra minha mãe) mas o que não gostei foi da tiragem inicial (12000 copias) sendo que ela sempre alcança disco de ouro.

    ResponderExcluir
  7. Ao comprar o cd e ouvir com mais calma, percebi que o cd está ótimo. Porém, algumas coisas poderiam ter ficado melhores.

    Achei que a canção "Não foi você quem errou" é linda mas ficou faltando um punch.... algo que a deixasse mais marcante na parte melancólica e mais explosiva no coro. Desmérito da produção.

    A música 'Eternamente Sua" que outrora já foi gravada pela mesma, é linda. Mas, sinceramente, esta música tem cara de antigamente. Sabe aquelas músicas que pertencem a outro tempo? Pois bem, esse é o caso dessa música. Ao ouví-la tenho a sensação de que o cd "autoridade e Unção" acabou e começou outro cd. A música não se encaixou bem no projeto. Sem falar que, ao meu ver, a primeira versão é bem melhor.

    Mas gostei muito das demais músicas, incluindo Guerra Fria.

    ResponderExcluir

Blog de respeito, aceito todos os comentários. Seja moderado em suas palavras, se não concordar, simplesmente deixe o seu ponto de vista! Obrigado.

Tecnologia do Blogger.