Top 5 músicas Congregacionais
Estamos vivendo o que eu chamo de "a era do congregacional". Canções nesse estilo tem ganhado cada vez mais espaço na música gospel atual. Elas são procuradas principalmente pelos ministérios de louvor das igrejas. O diferencial do congregacional em relação às demais é exatamente a exaltação única e exclusiva à Deus.
Cantores como Aline Barros, Fernandinho, Nívea Soares e outros são alguns dos responsáveis por a música ter adquirido tanta popularidade no Brasil. Ministérios de Louvor conhecidos como Diante do Trono, Toque no Altar e Renascer Praise também estão diretamente ligados ao grande impacto que o congregacional tem causado no universo musical.
Ultimamente alguns grupos sem nome expressivo no mercado tem se destacado. Por exemplo Zoe, Fornalha Dunamis e o próprio Avivah, que ganhou popularidade com "Maranata", que já possui mais tem 50 milhões de visualizações.
Esse top não vem falar necessariamente de canções populares e sim de músicas congregacionais boas, que vai servir como dica pra você líder de louvor ou até mesmo você que curte boas músicas do estilo.
5º Teu Reino - Cristo Vivo
Apesar de não ser atual, tem repercutido bastante nas igrejas. Pertence ao CD Teu Reino e DVD Gratidão gravado em 2016 pelo Ministério Cristo Vivo. Além de uma letra linda e direta, a canção tem uma melodia perfeita. Ouça:
4º Meu coração Te pertence - SalzBand
Apesar de pertencer ao grupo SalzBand a canção também ganhou repercussão com a versão da dupla "Gio e Álvaro".As duas são boas mas provavelmente você vai ter preferida, pois foram arranjadas de maneira diferente; Gio e Álvaro cantaram com menos instrumentos e recursos, de uma maneira bem cover e simples. Letras repetitivas não fazem meu gosto musical, mas é gostoso declarar "Meu Coração Te pertence" infinitas vezes. Uma música muito bem elaborada e letra simples e profunda. Ouça:
Não dá pra negar que Nívea Soares é uma das maiores representantes do congregacional no Brasil. Seu som é muito diferente e bom. Desde sempre inconfundível, a musicalidade dela traz características que nos permite ouvir infinitas vezes e não cansar. Essa música trata do clamor pelo fogo do Espírito Santo de uma maneira única. Linda demais. Confira:
2º Lindo és (Beauty Beauty)
Essa é uma das melhores músicas que já ouvi. Por ser uma versão (Beauty, Beauty - David Brymer), não há ainda nenhum grupo no Brasil que detém dos seus direitos e a gente não encontra uma versão original e suficientemente boa pra ela na internet. Alguns grupos inseriram nela a ponte "Porque d'Ele, por Ele" da música "Suas Digitais" da Fernanda Brum. Ouça:
1º Só quero ver você - Filipe Hitzschky
Ouvi essa música pela primeira vez há pouco tempo e já foi suficiente pra me apaixonar. Ela vai levando a gente, sinceramente não sei falar. Muito inspirada, a música de Filipe Hitzschky traz uma atmosfera de adoração incrível. Pra participar, ninguém melhor que Laura Souguellis, uma das vozes mais marcantes do congregacional nos últimos anos. Impactante. Ouça:
Além dessas há muitas outras dignas dessa lista, como "Oi, Jesus" de Isadora Pompeo, mas essa é, ao meu ver, mais pra meditação que pra adoração.
E você, qual música acrescentaria a esse top? Comente
#NoAr
Em relação a parte poética. Não seria preocupante essa pobreza de versos/estrofes, que é marcante na maioria das músicas congregacionais ? Teria a nova geração de compositores desaprendido, ou nunca aprenderam, a compor letras ricas, bonitas e complexas poeticamente ? Ou eles apenas entraram nessa linha, porque é o que está vendendo ?
ResponderExcluirObs.: Também acho as músicas congregacionais maravilhosas, MUSICAMENTE falando. Só me intriga o caminho, que estão levando o gênero gospel. Já que esse caminho também já foi seguido por outros gêneros e teve como fim a vulgarização deles. E NÃO QUERO QUE ISSO ACONTEÇA COM O GOSPEL.
A música gospel em geral é espelhada na música americana. O congregacional segue mais a linha americana ainda, talvez por isso. Mas nao vejo pobreza no congregacional.
ExcluirAcho que a música congregacional está na sua melhor melhor fase, isso é provado quando vemos cantores de outros estilos apostando no congregacional. A "crise nas letras" atingiu a música gospel como um todo.
ExcluirChorem.
ResponderExcluir