Da Eternidade X Janelas da Alma
Se 2014 foi um ano rico de álbuns lindos, 2015 não ficou pra trás e trouxe os nomes mais criticados com discos novinhos pra reerguer os muros caídos pelos seus últimos trabalhos (é o que esperamos da Brunenha em 2016).
Enquanto Gisele tinha lançado um álbum quase todo cheio de regravações (O Sonho não acabou), a Brum estava com um Liberta-me cheio de canções de difícil interpretação. Ambos criticados pelo repertório, mas a produção e a vendagem bem satisfatória.
2015 foi o ano delas. Da MK, foram as cantoras que mais chamaram a atenção com seus lançamentos. Mas, quem se saiu melhor nessa? Qual álbum chama mais a atenção? Vamos tentar resolver isso agora e em uma escala apontar qual das cantoras se saiu melhor no que diz respeito ao seu mais novo trabalho.
Vamos dividir essa análise em 6 quesitos: Capa, Música de Trabalho, Clipe, Voz, Repertório e produção que são as primeiras coisas que reparamos em CDs.
Comecemos as comparações:
Capa:
É chato comparar as capas já que foram feitas por empresas distintas. A da Gisele, desenhada pela Mk ficou muito simples e a cantora ficou meio camuflada. Um fundo sem sentido (acho que era a cortina da janela da alma), enfim, uma capa que não não chama a atenção.
A capa da Fernanda ficou moderna, super chamativa e muito mais comercial. Acho que nem da pra comparar. O encarte da Brum deu de 1000 a 0 no da Gisele.
Da Eternidade 1 X 0 Janelas da Alma
Música de Trabalho:
A primeira música de trabalho da Fernanda Brum foi Suas Digitais; escrita por Anderson Freire a canção tem uma temática boa, mas sem peso pra representar o álbum.
Janelas da Alma também foi escrita pelo Anderson, e essa sim teve capacidade de representar o CD e está tendo uma repercussão estrondosa. A canção leva a mesma temática de "O Sonho não Acabou", e tem qualidade semelhante. O público não rejeitou a ideia de a cantora querer "repetir" o sucesso, o que raramente acontece.
Da Eternidade 1 X 1 Janelas da Alma
Clipe:
A MK não lançou o clipe de "Suas Digitais", mas lançou de "O que a Tua Glória fez Comigo". Um clipe bem diferente do que normalmente vemos no meio gospel. Embora seja longo, não ficou cansativo, pois era esse o exato objetivo do clipe: transmitir a unção que houve no local para o público que o ia assistir.
Janelas da Alma teve um clipe com uma história, e isso a própria canção já pedia. Uma produção de arrepiar, nos fazendo questionar se de fato foi feito pela MK. Por se tratar de um clipe sem surpresas, diferente do clipe da Brum, Janelas da Alma acabou perdendo nesse quesito
Da Eternidade 2 X 1 Janelas da Alma
Interpretação:
Essa nem precisa comentar sobre cada uma. A voz da Fernanda tá meio decepcionante no CD. Uma voz meio rouca e tals não foi muito bem encarada pelo público. Enquanto a voz da Gisele dispensa comentários de tão perfeita e bem colocada.
Da Eternidade 2 X 2 Janelas da Alma
Repertório:
Embora se trate de gosto, dá pra comparar.
Fernanda lançou um álbum mais adoração. Canções mais focadas em Deus. Isso faz um repertório mais maduro e com certeza as chances de sucesso são maiores, afinal são essas as canções que o povo gosta de cantar na igreja.
Gisele lançou um CD de canções variadas, diferentes, não se perdendo no seu estilo é claro. Ter um pouco de cada coisa em um álbum é exatamente o que chama a atenção. A quantidade de letras clichês no disco da Gisele é menor que no da Fernanda, e além disso o repertório da Gisele está bem mais recheado.
Da Eternidade 2 X 3 Janelas da Alma
Produção:
O álbum da Fernanda foi produzido pelo Emerson Pinheiro e não decepcionou. O Ao Vivo ficou original. Os arranjos ficaram simples só que as vezes nos faz pensar que o Emerson tentou fazer uma cópia do álbum Apenas Um Toque.
O Janelas da Alma contou mais uma vez com a produção do Tuca Nascimento. Impecável. Arranjos muito bem elaborados e sem dúvidas um dos melhores álbuns já produzidos por ele.
Da Eternidade 2 X 4 Janelas da Alma
Conclusão:
O álbum da Fernanda pareceu muito comercial. Os quesitos que o seu álbum venceram o da Gisele foram apenas os de imagem. No que se refere a parte áudio, a cantora não surpreendeu.
Já o álbum Janelas da Alma veio cheio e se destacou em quase todos os quesitos. Isso não implica que o álbum da Brum esteja ruim, só é pouco diante do que esperamos da cantora.
Essas comparações serão constantes aqui no Blog.
Eu não desrespeitei ninguém, portanto para dar a sua opinião não precisa desmoralizar o blog ou o blogueiro. Basta dar a sua opinião.
B.R
B.R
Comparações de um blogueiro qualquer,que não gosta da Brum.Da eternidade 6x0!
ResponderExcluirGostei dos dois, e realmente a voz da Fernanda Brum esta muito diferente, mas ouço os dois.
ResponderExcluirConcordo com td kkk esses são os melhores do ano pra mim... mas o janelas me tocou mais q o da eternidade...e olha q sou fã da Brum e to fld isso kkkk o q acontece tb é q enquanto a Brum regrediu no quesito voz..a Gisele evoluiu pra caramba... e isso pra mim conta mto ;)
ResponderExcluirquerendo humilhar o album da brum kk que em quisito repertório estar bem melhor
ResponderExcluirkkkk... melhor produção kkkkkkkkkk
ResponderExcluirsem sentido comparar um repertório pentecostal com um repertorio congregacional... gostei muito dos cds
ResponderExcluirposso dizer que foi uma boa o blog fazer essa matéria, más acho que o da fernanda brum só perderia como musica de trabaho.. ela fez um dos melhores cds do ano
ResponderExcluirTenho os dois CDs e curto muito a Fernanda, porém de longe da pra saber que o CD Janelas da alma é melhor. Fernanda caiu em repertório isso é fato.
ResponderExcluirJanelas da Alma não chega nem aos pés do da Brum... sem contar que infelizmente a qualidade do áudio do Da Eternidade está péssimo!
ResponderExcluirGosto muito da Fernanda Brum, mais nesse cd me desapontei! Já Gisele arrebentou!
Gostei de ambos CDs, mas com certeza o Janelas da Alma está melhor que o da Brum. Janelas da alma dá para se aproveitar 100% do CD, já o da Brum 95%, não sei porque, mas não curti muito a faixa "Alguém vai me ouvir".
ResponderExcluirMas gostei de ambos.